segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Este texto nasceu no carnaval de 2012, no Horizonte Belo de Minas Gerais, conversando com San Juan De La Cruz, Marguerite Porrete, Maria Gabriela Llansol, Vania Baeta e tantos outros. Peguei uma tesousa para cortar trechos com os quais eu pudesse dizer um certo amor, depois veio o papel... e, por fim, o grão da voz.



Dos poemas inéditos nasceram os vivos,
Alguns se sabiam um vivo sem em mim viver. As memórias sabem-se nervos, desequilíbrio de pausas. Levar a escrita ao grau do impossível e ver, deitado na cama, o amor despossuído de vestes. Nu em carne com a fechadura a segredar:
Bem sei eu da fonte que mana e corre mesmo de noite.
Há trinta mil anos a pedra gritava à brita:
Sua origem não sei, pois não a tem, mas sei que toda origem dela vem, mesmo de noite.
Homens e mulheres e pessoas e palavras sentam-se de costas uns para os outros e escutam o corpo destacado,
a maneira distante de fazer amor.
As pernas têm músculos que sustentam o ventre, pois há grãos ali,
não brotam como feijão em algodão úmido, brotam de dentro da terra.
Ali, Alá, São João, Porrete, há uma espécie de Puro Amor Puro a escavar a prece.
Ah, Amor, diz essa Alma, que deve ser feito então? Certamente nunca se acreditou tanto em algo quanto no que se diz agora.
Corpo destacado na pulsão mística do santo.
(Amor): - Essa Alma, diz Amor, nada em um mar de alegria.
Foram confessar ao mar e escutaram: nada.
No mar das delícias que fluem e correm, e não sente nenhuma alegria, pois ela mesma é a alegria, ela nada e flui na alegria, sem sentir nenhuma alegria, pois ela reside na Alegria e a Alegria reside nela; ela mesma é a alegria em virtude da Alegria que a transformou em si.
Paulo de Tarso perguntou à Llansol:
Como a meditação do Amor Puro tem somente uma intenção.
Razão pergunta a Amor quando essa Alma está na pura liberdade de Amor.
Marulho do mar.
Ser aquele que chama a palavra ainda não inventada.
Certo corpo abriu o terreno com a enxada, carpiu os dias para que a noite tivesse cabimento. Reza não é oração e estão orando desde ontem.
Entrou-se onde não se sabia. Aquela eterna fonte está escondida, mas bem se sabe onde ela tem guarida, mesmo de noite. Sabe-se que não pode haver coisa mais bela, e terra e céus dessedentam nela, mesmo de noite. Sabe-se que ela não tem leito a assoalhá-la, por isso. Ninguém pode vadeá-la, mesmo de noite.
Ser aquele que tapa a boca e grita há trinta mil anos.
A meditação do Amor Puro tem somente uma intenção, a de que a Alma ame sempre lealmente como parte daqueles para quem a linguagem guarda o dito e não-dito, e as razões raramente são a verdadeira razão.
A música chega e diz:
Há cinco bens sobre a terra __________________ a abundância, o conhecimento, a generosidade, o prazer do amante e a alegria de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário